Anúncios

domingo, 15 de janeiro de 2017

Rode programas para Windows no Linux

Posted by   on

Usar programas para Windows no Linux com o Wine

Uma das desculpas mais antigas e esfarrapadas a respeito de não se usar o Linux como sistema operacional é o falso argumento que você não conseguirá rodar programas como Word,Excel ou outros softwares e até mesmo jogos que só instalam no Windows.

Linux é um sistema operacional muito poderoso,seguro,estável e totalmente customizável,você tendo o conhecimento necessário, pode mudar até mesmo todo ele.Você pode montá-lo a seu gosto, pois é código-livre e o que é melhor: GRATUITO !




Bem, são inúmeras as vantagens desse sistema operacional e vamos ver  uma delas agora: como executar programas Windows "dentro" do Linux.



Instalando o Wine no seu Linux

Iremos ver como fazer a instalação do Wine pelo modo gráfico no Ubuntu, umas das distros mais usadas por quem está iniciando no mundo Linux

Abra sua Central de Programas pelo Menu ou digitando na Dash (Pesquisa ) no Ubuntu


Digite Wine na barra de pesquisa e depois escolha o wine, geralmente o primeiro do resultado da busca. Dê  dois cliques sobre ele.



Clique no botão Instalar


Aguarde a instalação do Wine no seu computador


Instalando e Abrindo um programa Windows no seu Linux Ubuntu

Vamos usar como exemplo um programinha muito bom para editar imagens, o Photoscape, pois além de ser bom também é freeware. 

Embora você possa instalar programas piratas também pelo Wine, não aconselho, uma das principais filosofias no mundo GNU/Linux é o código-livre, sem proprietário, existem milhares de programas no mundo Linux parecidos com os principais programas do mercado proprietário. Uma idiotice ficar fazendo gambiarras e usando programas cracker maliciosos, muitos cheios de vírus, em ambiente Linux ( cuidado com a procedência dos programas windows que você irá executar pois com o Wine o seu Linux fica suscetível a vírus feitos para Windows ). E cabe lembrar que pirataria é crime, não seja cúmplice.

Bem, vamos continuar...para instalar/abrir um programa Windows no Linux é bem fácil, com o Wine já instalado clique com o botão direito sobre o arquivo .exe do programa para Windows e escolha Abrir Com... depois Outro aplicativo



Depois escolha Carregador de aplicativos Windows Wine


Irá começar o processo de instalação do programa, semelhante como se estivesse no Windows 
( NEXT>> NEXT >> NEXT )



Assim que a instalação terminar, irá aparecer o ícone na Área de Trabalho. Dê dois cliques nele e abra o seu programa



Pronto ! agora você tem o prático editor de imagens Photoscape no seu Linux.

Não há mesmo limites para o Pinguim  rs











Nenhum comentário:
Write comentários